(47) 3322-2893
Mapa
  • Rua Camboriú, 190 - Victor Konder - Blumenau - SC

Reflexologia Podal

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés, terminações nervosas, com base na premissa de que essas áreas correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

Seguindo o princípio de que todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, estão conectados através de canais de energia ativadas em pontos em nossos pés. Portanto, quando nossos pés estão cansados, assim está nossa mente e corpo.

Aplicando pressão ou calor nestes terminais nervosos ocorre um estímulo reflexo de um órgão do corpo no Sistema Nervoso Central (SNC), que imediatamente inicia uma gama de atividades internas verificando o estado e o funcionamento do órgão que está sendo estimulado. O SNC passa a dar uma atenção extra a este órgão ou sistema, ativando ou diminuindo a atividade atual do mesmo.

A estrutura do pé é a base e alicerce. Um alicerce depende do correto alinhamento e funcionamento das articulações, e qualquer prejuízo para essas funções vai deslocar o centro de gravidade do corpo. Nesse caso, as partes do corpo são danificadas, trazendo conseqüências com o do tempo, inclusive trazendo problemas como congestão no fluxo de energia e possivelmente, afetando os órgãos associados, isto na versão de fora para dentro, isto é do externo para o interno.

Quando é feito o toque nos pontos reflexivos situados nos pés, pequenos pontos de energia estouram como bolhas internas, e isto acontece porque os pontos reflexivos estão cheios de energia estagnada de muitos anos em que seu corpo veio trabalhando todos os dias, no físico, orgânico e mental.

Com o toque nesses pontos acontece uma reação em cadeia em todo o corpo, porque os pontos estão se libertando das toxinas, gerando um processo de limpeza e com isso reativa a sensação de bem-estar em todo o corpo. Porém, cada pessoa vai ter um tipo de reação, pois dependerá do equilíbrio ou desequilíbrio em que esse corpo se encontra; mas, de uma maneira geral, a sensação é de bem estar. Pode ser aplicada tanto em homens como mulheres nas mais diversas faixas etárias.

Porém, na medicina chinesa, o sentir-se mal já é um sinal de perigo, de que uma determinada doença está para chegar e o estado de pré-doença, é facilmente diagnosticável na reflexologia.
É a sim que entra a reflexologia, como técnica de descobrir a que se referem esses sintomas e eliminá-los antes que se aprofundem. A reflexologia é uma terapia alternativa para conservar a saúde.

0 Comments